sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A formação do império Romano

A Península Itálica , onde se localiza Roma , fica a oeste da Grécia. É banhada pelos mares Adriático e Jônico. O solo desta península era mais fértil que o solo grego , fazendo com que os romanos permanecessem um povo essencialmente agrícola durante a maior parte da sua história. Por outro lado , a região era mais exposta a invasões do que a Grécia ; isso obrigou os romanos a dar ggrande importância a atividades militares. Ao contrário dos gregos que , politicamente permaneceram divididos em vária cidades - Estado, os romanos desenvolveram um grande império centralizado com a capital na cidade de Roma.




Os habitantes primitivos da Itália viviam em um estágio de desenvolvimento bastante rudimentar até a chegada dos indo - europeus, por volta do segundo milênio a.C.. Estes , denominados italiotas, se dividiam em vários grupos ou tribos , com nomes diferentes : latinos , sabinos , samnitas , volscos , etc.



A partir do século VIII a.C., dois outros grupos de imigrantes se fixaram na península italiana. no sul da Itália , os gregos , estabeleceram várias colônias. No norte, fixaram-se os etruscos. No século VI a.C., os etruscos haviam criado uma grande federação de cidades espalhadas pelo norte e pelo centro da Itália.



A fundação da cidade de Roma está envolta em lendas. Historicamente , a cidade surgiu , no século VIII a.C., de um acampamento consttruído por latinos e sabinos às margens do Rio Tibre.



A Monarquia em Roma



Iniciamente a cidade de Roma adotou como regime polítco a Monarquia, como ocorria entre os etruscos e os gregos na região. O rei desempenhava as funções de sumo sacerdote , juiz supremo e comandante do exército. Entretanto , a sua autoridade política era limitada por um conselho de anciãos que procuravam preservar os costumes tradicionais.



A economia romana nesse período , baseava-se nas atividades agropastoris. A terra era a riqueza fundamental, o que definia o caráter aristocrático da sua sociedade. Os patrícios ( aristocratas proprietários de terra ) formavam a camada social dominante e estavam agrupados em uma unidade básica, o gens ou clã. Seus parentes pobres eram denominados clientes e também participavam do clã.



Todos aqueles que não pertenciam a um gens eram considerados plebeus. A camada dos plebeus era , em geral , formada pelos estrangeiros , artesãos , comerciantes e pequenos proprietários de terras férteis.



O último rei deste período , Tarqinio , o Soberbo , foi deposto por um grupo de aristocratas em 509 a.C..Iniciou-se então a República Romana, que duraria até 27 a.C., data oficial do início do Império Romano.



A República Romana



A substituição da Monarquia pela República foi um ato reacionário dos patrícios. Ao derrubarem a Monarquia , os patrícios recuperaram o poder que haviam perdido com os últimos reis. Assim , o monopólio do poder passou ao patriciado , enquanto a plebe era mantida às margens do poder.



Os patrícios procuravam evitar que o poder consentrasse nas mãos de uma só pessoa. No lugar do rei , a aristocracia colocou dois magistrados, os Cônsules, que eram eleitos por um ano. Um dos cônsules detinha o poder militar fora de Roma, enquanto o outro cuidava dos assuntos internos. Em caso de necessidade , eram substituídos por um ditador pelo período de seis meses. Abaixo dos cônsules havia uma série de outros cargos executivos , como , o dos questores , cobradores de impostos e o dos pretores que eram juízes civis e mantedores da ordem.



A expansão romana



Com o estabelecimento da República , os romanos passaram a desenvolver , de forma sistemática , uma política imperialista baseada na conquista de novos territórios. Isso atendia aos interesses dos patrícios que buscavam novas terras.



Após longas lutas, Roma acabou conquistando a Itália em 275a.C..Os povos dominados passasram a formar uma confederação liderada por Roma , pagando impostos e fornecendo homens ao exército romano.



Depois de conquista da Itália, os romanos entraram em choque com Cartago , uma cidade-Estado que havia sido fundada por colonizadores fenícios. Por volta do século IIIa.C. , Cartago era a cidade mais rica e poderosa de todo o mediterrâneo. Em seu processo de expansão , os romanos acabaram se chocando com o poderio cartaginês e acabaram derrotando-o depois de três guerras ( Guerras Púricas ) ao longo de um século.



A Primeira Guerra Púnica ( 264-241 a.C.)



Resultou de um choque de imperialismos, centralizada na disputa pela posse de Secília. Para enfrentar o poderio naval cartaginês , os romanos acabaram se tornando uma potência marítima , vencendo a luta e ocupando a ilha de Secília.



A Segunda Guerra Púnica ( 219-202 a.C.)



Foi provocada pelo desejo de revanche dos cartagineses. O general cartaginês Aníbal, chegou a invadir a Itália e ameaçar Roma , mas os romanos atacaram Cartago derrotando-a.



A terceira Guerra Púnica ( 149-146 a.C. )



Resultou do receio romano diante da recuperação de Cartago. Conforme a célebre frase do senador romano " destruam Cartago" os romanos temerosos de uma nova guerra difícil como a anterior , perferiram arrasar a cidade enquanto ela ainda estava fraca.



Com a vitória sobre Cartago , Roma herdou todo o império marítimo-mercantil cartaginês, passando a dominar todo o Mediterrâneo Ocidental , o que estimulou os generais romanos, atraídos pelos saques , terras e escravos , a se lançarem à conquista do Mediterrâneo Oriental. Nos dois séculos seguintes , conquistou os reinos helenísticos da Macedônia, Síria e Egito.



Após sucessivas conquistas , Roma já não era mais uma pequena cidade-estado. no primeiro século a.C., a Roma republicana transformou-se no maior império da Antiguidade.



http://variasvariaveis.sites.uol.com.br/fir.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário